Qual o significado do nome Rota Brasil?
O nome surgiu como uma forma de fazer referência ao estilo de dança que praticamos, o "street dance". A palavra "Rota" significa um foco, um ideal, um caminho a seguir dentro das danças urbanas sem nunca esquecer o ponto de partida, a nossa origem. E o "Brasil" serve como referência pátria, uma forma de carregarmos o nome de nosso país aonde estivermos.
Quanto tempo tem o grupo?
O Grupo surgiu em 1996 através de um projeto social que funcionava em uma academia na QNJ em Taguatinga Norte, cidade satélite de Brasília. A professora de Educação Física Noara Beltrami, a idealizadora do projeto, visava oferecer aulas de dança de rua aos jovens daquela comunidade em troca de que eles estivessem estudando, tirando boas e longe das drogas.
Atualmente é formado por quantos integrantes?
Atualmente temos em torno de 35 pessoas no grupo entre bailarinos e colaboradores, dentre eles 12 dançam no grupo de BASE conhecido carinhosamente como "Rotinha" e 16 compõe o elenco principal do grupo adulto.
Qual o objetivo principal do grupo?
O principal objetivo é difundir a cultura Hip Hop, representar ,da melhor forma possível ,a nossa cidade nas competições do gênero, afastar os jovens da marginalidade e das drogas através da dança, tirar o rótulo de que o Hip Hop é coisa de bandido e principalmente fazer as pessoas se apaixonarem pela arte de dançar.
O que é preciso fazer para entrar no Rota?.
Atualmente existem 3 formas de entrar no grupo:
1 - Através de um convite formal, feito pelo coreógrafo ou pela diretora.
2 - Através do grupo de Base, após atingir um nível elevado de dança ou alcançar a idade de 16 os dançarinos do grupo juvenil são promovidos ao grupo Adulto.
3 - Através das audições, que são testes aplicados pelo grupo em forma de uma aula de dança. Nesta aula é passada uma coreografia e os candidatos são avaliados por uma comissão julgadora formada por membros da diretoria, os que mais se destacam entram para o grupo adulto ou para o grupo de base dependendo da idade.
Comente sobre uma apresentação marcante.
Bom como apresentações marcantes temos várias mas na minha opnião a do grupo de base foi a última apresentação no festival internacional de hip hop de Curitiba aonde fomos premiados com o primeiro lugar, a coreografia foi perfeita e os dançarinos foram aplaudidos de pé, inclusive pelos jurados. A do grupo adulto eu citaria duas, a primeira no Passo de Arte em São Paulo onde o grupo estava dividido por brigas e desacreditado por ter feito péssimas apresentações e, ainda no camarim, nos reunimos lavamos a roupa suja, fizemos as pazes e apresentamos de uma forma esplendorosa conquistando o segundo lugar que levou o grupo todo a chorar de emoção, e também, uma aqui em Brasília mesmo no teatro da praça, onde em uma apresentação de 5 min. o CD parou de funcionar antes dos 2 min. e o grupo dançou a coreografia inteira sem errar nem um passo sem música nenhuma o que levou a platéia a nos aplaudir durante toda a apresentação.
O Rota desenvolve algum projeto social?
Sim, o Rota Brasil de certa forma é um projeto social, pagamos um valor de custo para a manutenção da academia onde ensaiamos e nada mais. Além disso os integrantes do grupo devem estar todos devidamente matriculados, sem tirar nenhuma nota vermelha e não podem se envolver com nenhum tipo de coisa errada para estar dentro do grupo. Não existe nenhum custo para fazer parte do grupo além do aluguel do espaço de ensaio.
Projetos .
Bom para 2011 temos como projeto viajar para Valinhos - SP para participar do Meeting em abril, viajaremos também para Joinville, Curitiba e Indaiatuba para as competições nacionais de dança de rua. Desenvolveremos nosso espetáculo no final do ano e faremos participações em alguns eventos e festas da cidade. Além disso estamos montado nosso novo trio que participará da segunda fase do programa SE ELA DANÇA EU DANÇO so SBT, pois fomos o único grupo do DF a passar de fase no programa que ainda irá ao ar. E no dia 05 de fevereiro agora estaremos fazendo a nossa ÚNICA audição(teste) de 2011 para quem sonha em fazer parte da nossa família.
Considerações e Agradecimentos.
Gostaria primeiramente de agradecer a Noara Beltrami idealizadora do projeto, minha primeira professora e atual diretora do grupo, sem ela o grupo não existiria, com todas as dificuldades que enfrentamos temos que agradecer a ela que foi quem nos deu a oportunidade de fazer parte dessa família. Lógicamente tenho que agradecer a "geração de ouro do grupo Rota Brasil," os integrantes que fizeram parte de 2005 a 2010, responsáveis pela época em que o grupo conquistou seus principais títulos de nível nacional, se eu citar nomes estarei sendo injustos, mas acredito que todos que já gritaram o bordão " FAMÌÌÌÌÌÌLIA" irão se sentir homenageados, agradecer aos Rotinhas por serem alunos aplicados, leais e por acreditarem no valor de fazer parte desse grupo. Agradecer a todos que já passaram pelo grupo e que ajudaram a fazer do Rota o que ele é hoje, com toda certeza a história de vocês está eternizada pelas conquistas do grupo. Agradecer também aos colaboradores e patrocinadores que acreditam em nosso trabalho e investem em nosso cucesso. Agradecer por último aos grupos do DF pela parceria, pelas rixas, pelas competições, sabemos que dentro do palco somos rivais mas fora deles estamos todos lutando pela mesma causa. E um agradecimento em especial ao meu grande amigo Cândido, Floor Riders represent's, pela oportunidade e pelo carinho
PULGA-LIDER DO ROTA
CONTATO:@_pulga
Fones:0xx61 91613611/33510373/32018351
VIDEOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário